Sérgio Sampaio


Sérgio Moares Sampaio nasceu em 13 de abril de 1947, foi cantor e compositor e suas composições perpassam por diversos estilos musicais, como samba, rock, choro, blues e balada. Filho de Raul Gonçalves Sampaio, dono de uma tamancaria e maestro de banda, e de Maria de Lourdes Moraes, professora primária, e irmão de Hélio Moraes Sampaio. Era primo do compositor Raul Sampaio Cocco, autor de sucessos na voz do conterrâneo Roberto Carlos. Ali, assistiu o pai compor a canção "Cala a boca, Zebedeu" quando tinha 16 anos e que veio a gravar mais tarde. Tocando violão, era um artista nato que buscava mostrar seus trabalhos - "Ele estava sempre sedento para mostrar suas músicas, precisava de uma orelha e nunca fez doce para tocar", como registrou seu primo João Moraes.

Sobre a poética de suas composições, podemos citar elementos de Kafka e Augusto dos Anjos, que lia e apreciava, declarou num estudo Jorge Luiz do Nascimento: "A paisagem urbana em geral, e a carioca em particular, na poética de Sérgio Sampaio, possui a fúria modernista. Porém, o espelho futurista já é um retrovisor, e o que o presente reflete é a impossibilidade de assimilação de todos os índices e ícones da paisagem urbana contemporânea”. 

Sérgio sempre foi de grande destaque em festivais de músicas autorais por todo o país, porém há um momento especial para com a cidade, quando ele já morando no Rio de Janeiro para seguir carreira, retorna a Cachoeiro para participar do "II Festival de MPB", vencendo em primeiro lugar e ocupando também a quarta colocação.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regulamento 2024 - Inscrição do Festival Velho Bandido - II Edição

Inscrição de 2023 - Inscrição da 1° edição

I Festival Velho Bandido